Visita técnica destaca estratégias de produção e comercialização da agricultura familiar através da Cooperativa Raízes do Sertão em Irecê

A organização da produção, o acesso a mercados e a comercialização foram os temas centrais da visita realizada, no dia 24 de novembro, pela equipe técnica do projeto Agroecologia em Rede: Mais Alimentos e Mais Vida ao entreposto de comercialização da Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão, localizado em Irecê, Bahia.

Durante a atividade, a coordenadora do projeto, Paula Ferreira, apresentou o funcionamento do entreposto, destacando o papel da associação e da cooperativa, os mecanismos de organização e comunicação entre os grupos fornecedores, além da dinâmica de oferta e demanda, da relação com os clientes e da logística de transporte dos produtos até os pontos de entrega.

Segundo a coordenação, a estruturação por meio da cooperativa tem se mostrado a principal estratégia para fortalecer a produção e ampliar a comercialização coletiva na região.

O projeto Agroecologia em Rede – Mais Alimentos, Mais Vida é uma iniciativa da Rede de Agroecologia Povos da Mata e tem como objetivo fortalecer a agroecologia na Bahia, contribuindo para o aumento do número de UPF’s (unidades produtivas Familiares) em transição agroecológica, através do processo de organização e certificação orgânica participativa, bem como o aumento da produção e consumo de orgânicos certificados em todo o estado. A ação incentiva a produção de alimentos saudáveis e orgânicos, com foco na segurança alimentar, na geração de renda e na preservação ambiental, valorizando saberes tradicionais e a biodiversidade local.

A proposta inclui acompanhamento técnico, capacitações, intercâmbios, apoio à certificação orgânica participativa e suporte na comercialização dos produtos, contribuindo diretamente para a autonomia dos agricultores e agricultoras.

A iniciativa conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), integrando o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Deixe uma resposta