Avaliação da Rede de Agroecologia Povos da Mata de Certificação Participativa

Avaliação da Rede de Agroecologia Povos da Mata de Certificação Participativa

A avaliação da Rede de Agroecologia Povos da Mata é uma iniciativa do projeto Reconectando as relações entre agricultores e consumidores através do Sistema Participativo de Garantia, no âmbito da linha de ação Atividades de Aprendizagem. O projeto é executado pela Associação Movimento Mecenas da Vida em parceria com a Rede Povos da Mata e tem como instituição financiadora a Fundação Interamericana. A avaliação foi realizada no período de julho a novembro de 2020, por meio da contratação de consultoria especializada, e teve como objetivos avaliar os processos da Rede e coletar dados visando subsidiar a elaboração de um planejamento participativo da organização, culminando em um plano de ação que norteará o trabalho da Rede nos próximos dois anos. 

Ao todo, 132 participantes da Rede responderam aos questionários. Os dados foram tabulados, analisados e apresentados durante a Assembleia da Rede Povos da Mata realizada no dia 03 de novembro de 2020. A pesquisa foi impressa e disponibilizada durante o encontro de planejamento da Rede de Agroecologia Povos da Mata, realizado de 27 a 29 de novembro de 2020.

 Para garantir a participação equilibrada de homens e mulheres, bem como haver a representação de todos os grupos, os nomes dos/das agricultores/as interessados em colaborar com a avaliação da Rede foram levantados previamente pela coordenação de cada núcleo, a partir da divulgação do processo e suas regras: grupos de até cinco agricultores poderiam sugerir um representante, e grupos com mais de cinco participantes, dois representantes, sendo um de cada gênero. A pesquisa com os/as agricultores/as foi realizada de 06 a 19 de julho de 2020. Ao final, 99 agricultores/as responderam ao questionário, demonstrando um bom engajamento.

Já em relação à pesquisa junto aos/às integrantes das instâncias de gestão e comercialização da Rede, seus nomes foram levantados de forma conjunta com a diretoria e coordenação dos núcleos em julho de 2020, totalizando 49 pessoas. Considerando o mesmo nível de confiabilidade e de margem de erro já especificados, identificou-se uma amostra de, ao menos, 28 integrantes a serem pesquisados.

Para conferir a avaliação e seus resultados na integra, baixe o arquivo a seguir:

Deixe uma resposta