Rede de Agroecologia Povos da Mata realiza intercâmbio no Assentamento Dois Riachões

Foto: Cláudio Lyrio

Rede de Agroecologia Povos da Mata realiza intercâmbio no Assentamento Dois Riachões

A Rede de Agroecologia Povos da Mata realizou no dia 16 de fevereiro/2025 intercâmbio agroecológico no Assentamento Dois Riachões, localizado no município de Ibirapitanga, baixo sul da Bahia.

O intercâmbio faz parte das atividades do projeto “Agroecologia em rede: mais alimentos e mais vida” e teve como objetivo promover a troca de experiências, saberes e fortalecer as práticas agroecológicas desenvolvidas. Participaram 82 pessoas envolvendo agricultores(as), jovens e crianças dos assentamentos: Terra de Santa Cruz, Terra Vista, Terra Prometida, Nova Esperança e Rio Aliança.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de luta e conquista pela terra do Assentamento Dois Riachões, o processo organizativo e o processo produtivo de forma agroecológica. Os participantes puderam conhecer as áreas de manejo agroecológico, a utilização de biocaldas, a produção de cacau fino, a experiência com a criação de abelhas sem ferrão e ovinos.

A atividade contou com a participação de Francisco Vilas, Tecnólogo em Agroecologia, Francisco Augusto Ramos, Agrônomo e especialista em Agroecologia e Cláudio Lyrio, Administrador de Cooperativas, contratados pelo projeto.

Segundo Francisco, “esse foi um momento especial que proporcionou importante oportunidade onde pudemos observar e trocar experiências e conhecimentos relacionadas as práticas agroecológicas que são desenvolvidas, visando o fortalecimento dos processos agroecológicos e o desenvolvimento da produção nas áreas de reforma agrária”. Para Luciano Silva, agricultor do assentamento Dois Riachões, “a ideia foi promover a troca de experiências sobre as práticas agroecológicas, o beneficiamento do cacau fino, possibilitando a construção de um planejamento coletivo, envolvendo os demais assentamentos, para atuar com vista ao fortalecimento das práticas agroecológicas na região do sul e baixo sul da Bahia”.

O projeto Agroecologia em rede: mais alimentos e mais vida conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR e faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Deixe uma resposta