Rede de Agroecologia Povos da Mata realiza intercâmbio com agricultores e agricultoras do Pré Núcleo Semiárido Forte

A Rede de Agroecologia Povos da Mata realizou um intercâmbio envolvendo agricultores e agricultoras do Pré-Núcleo Semiárido Forte. O intercâmbio aconteceu no dia 04/03/2025, em parceria com a Central Regional de Associações Comunitárias (CONCA).

Participaram agricultores e agricultoras de grupos oriundos dos municípios de Várzea do Poço, Serrolândia, Jacobina e Miguel Calmon. O objetivo do intercâmbio foi promover a troca de experiências, permitindo aos participantes vivenciarem o dia a dia de uma unidade já certificada. Foram observadas práticas relacionadas à certificação orgânica participativa, manejo orgânico/agroecológico da produção, organização do grupo e o processo de comercialização dos produtos.

A unidade produtiva visitada foi a do agricultor Valterly Souza, que, juntamente com sua família, faz parte do grupo “Todos pela Serra”, localizado no município de Miguel Calmon, BA. Durante a visita, todos participaram de momentos importantes e realizaram uma caminhada transversal pelas áreas produtivas, compartilhando informações sobre o manejo orgânico realizado, tirando dúvidas e trocando conhecimentos que contribuem para o avanço da certificação orgânica participativa no território, com a adesão de mais unidades produtivas na região. A Rede de Agroecologia Povos da Mata agradece a todos os agricultores e agricultoras que participaram dessa atividade.

Essa atividade faz parte do projeto “Agroecologia em Rede: Mais Alimentos, Mais Vida” e contou com o acompanhamento do Técnico Alan Lennon, Tecnólogo em Agroecologia, contratado pelo projeto e responsável por acompanhar as atividades do Pré-Núcleo Semiárido Forte.

O projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Deixe uma resposta