
A Rede de Agroecologia Povos da Mata participou, no dia 20 de março, na cidade de Ipiaú, do lançamento do projeto Parceiros da Mata. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia e será executado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Companhia de Ação Regional e Desenvolvimento Regional (CAR) e tem como objetivo melhorar a renda, a segurança alimentar e nutricional, o fortalecimento das organizações de desenvolvimento rural, o acesso a serviços básicos a adaptação à mudança climática (MC) e a proteção da base de recursos naturais da região.
O projeto promoverá o desenvolvimento sustentável nas regiões da Mata Atlântica, visando melhorar a qualidade de vida de mais de 352 mil pessoas de comunidades rurais em 77 municípios nos territórios de identidade: Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas.
Para executar o projeto está previsto um aporte financeiro de US$ 150 milhões, sendo 67% do BID, 12% do FIDA, com a contrapartida do Governo do Estado da Bahia de 21%. A ação traz como princípios básicos para sua execução: A proteção dos recursos naturais, o crescimento ambientalmente sustentável, o aumento da renda e a diversificação da produção rural, a ampliação do acesso a serviços essenciais e a focalização no público prioritário (jovens, mulheres, assentados(as) de reforma agrária, povos originários e comunidades tradicionais – quilombolas, pescadores(as), marisqueiros(as), entre outros.
Os componentes do projeto Parceiros da Mata São:
- Promoção de sistemas produtivos resilientes, recuperação ambiental e capacitações;
- Segurança hídrica e saneamento rural;
- Fortalecimento institucional e gestão do conhecimento;
- Gestão de projetos.
Esse foco visa garantir a inclusão social, a equidade de gênero e o fortalecimento da participação de comunidades históricas no processo de desenvolvimento sustentável na região da Mata Atlântica da Bahia.
A atividade contou com a presença do Governador do Estado da Bahia, Jeronimo Rodrigues, secretários de estado, prefeitos, vereadores, representantes de ONG’s, movimentos sociais, associações e cooperativas. A Rede Povos da Mata de fez presente com uma delegação representada por membros dos núcleos Pratigi e Serra Grande.
O projeto Parceiros da Mata terá a vigência de 2024 a 2030, com impactos direto nas comunidades rurais e na preservação da Mata Atlântica.
Deixe uma resposta