Núcleo Sertão do São Francisco realiza 3ª oficina para construção da proposta do Escopo Abelha

O Núcleo Sertão do São Francisco promoveu, no último dia 16 de julho de 2025, a 3ª Oficina do Grupo de Trabalho da Certificação Orgânica Participativa, com foco na elaboração da proposta do Escopo Abelha. A atividade foi realizada no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Petrolina (PE).

A iniciativa atende a uma deliberação da Comissão de Avaliação dos Núcleos (CAN), durante encontro realizado em Irecê (BA), que atribuiu ao núcleo a responsabilidade pela construção do escopo, em razão da relevância do território na criação de abelhas. Com apoio de parceiros regionais, entidades e agricultores, o grupo trabalha na produção dos cadernos técnicos e demais documentos necessários para submissão à Rede de Agroecologia Povos da Mata.

O processo conta com o suporte institucional do IPA, CAR, IRPAA, Instituto Federal do Sertão (IF Sertão) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), reforçando o caráter coletivo da construção.

A iniciativa é apoiada também pelo projeto “Elas Que Alimentam”, aprovado no edital “Mulheres que Alimentam 02/2024”, com realização da Rede de Agroecologia Povos da Mata e financiamento do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Deixe uma resposta