Hoje vamos conhecer o capítulo 2 (dois) da Série Alegria de viver em rede educação e multiplicação do conhecimento de base agroecológica

A Série documental relata o processo de formação dos integrantes da Rede de Agroecologia Povos da Mata, através da certificação orgânica participativa, buscando garantir a qualidade dos produtos comercializados.

“Desafios na formação dos integrantes da Rede de Agroecologia Povos da Mata”. Esse foi o tema do mestrado de Tatiane Botelho da Cruz na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de formação dos sujeitos que participam da Rede de Agroecologia Povos da Mata. SPG é compreendido como forma de resistência ao poder hegemônico de produção, estabelecido pelas transnacionais e pelo capital globalizado, representado pelo agronegócio e pelas certificadoras de terceira parte.

O capítulo 2 (dois) aborda um novo modelo de acompanhamento técnico, que promove as mudanças de comportamento e a replicação da metodologia pelos camponeses e camponesas.

– Valorizando as questões relacionadas à educação do campo, a sucessão geracional, juventude rural e as diretrizes das pedagogias do oprimido, Alternância e dos movimentos sociais;

– Resistencia ao poder hegemônico, no modelo de produção e comercialização das commodities;

– Fortalecimento do modelo de acompanhamento técnico continuado, por meio do crédito, adequação das estruturas de beneficiamento e gestão da propriedade;

– Estimular os jovens a continuarem no campo, com vínculo com a terra, valorizando à origem, identidade local, mas também o desejo de empreender em suas áreas.

O documentário teve como Equipe técnica:

Roteiro: Tatiane Botelho;

Edição e finalização: Abder Paz;

Financiamento: T&C Service, Rede de Agroecologia Povos da Mata, Tâboa Fortalecimento Comunitário e colaboração coletiva de amigos e amigas de caminhada e de luta;

Imagens adicionais: André Alves- Irecê / Bahia;

Direção: Tatiane Botelho

Tempo: 22:02

Ano: 2024

Assista material completo em: Série Alegria de Viver em Rede Educação e multiplicação do conhecimento de base agroecológica Cap. 2

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