Associação Povos da Mata de Certificação Participativa realiza sua 1ª Plenária de Núcleo do ano de 2025

A Associação Povos da Mata de Certificação Participativa, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde agosto de 2016 como Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), realizou sua 1ª Plenária de Núcleo do ano de 2025, entre os dias 29 e 30 de março.

O evento foi recepcionado pelo Núcleo Sertão do São Francisco e aconteceu no Centro de Formação Dom José Rodrigues, localizado no Jardim Primavera, s/nº, mais conhecido como Roça do IRPAA, em Juazeiro, BA. Participaram os coordenadores de núcleos e pré-núcleos que compõem a associação, além de suas respectivas representações.

A plenária teve como pauta:

1 – Repasse dos núcleos;

2 – Monitoramento do planejamento estratégico;

3 – Apresentação do Projeto Elas que alimentam;

4 – Avaliação do Projeto Agroecologia em Rede: Mais alimentos e mais vida;

5 – Situação dos Pré-Núcleos;

6 – Encontro ampliado;

7 – Informes.

Segundo Carmem de Oliveira, uma das coordenadoras do Núcleo Sertão do São Francisco, “a plenária teve como finalidade principal realizar a avaliação das atividades desenvolvidas pelos núcleos e pré-núcleos, além de planejar as ações futuras. O debate foi bastante participativo, rico em conhecimento compartilhado, boas propostas e bons encaminhamentos. Esse momento só foi possível graças ao apoio de um parceiro que está conosco ao longo dessa caminhada, o IRPAA. Em nome da coordenação do Núcleo Sertão do São Francisco, gostaria de agradecer a toda a coordenação e diretoria da Associação Povos da Mata, que tem feito uma diferença significativa no semiárido, com ações que impactam de forma positiva e transformam a vida dos agricultores e agricultoras em todos os territórios baianos”, finalizou Carmem.

Essa atividade contou com o apoio do projeto Agroecologia em Rede: mais alimentos e mais vida, que tem o financiamento do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Deixe uma resposta