
O Núcleo Sertão do São Francisco realizou, no dia 4 de outubro de 2025, a capacitação da Comissão de Verificação da Conformidade Orgânica, com foco no escopo de “produção primária vegetal”. A atividade aconteceu na Escola Família Agrícola (EFA) de Sobradinho, Bahia.

Estiveram presentes representantes dos grupos do Sistema Participativo de Garantia (SPG) ligados a Associação Povos da Mata de Certificação Participativa que atuam nos municípios de Juazeiro e Sobradinho, na Bahia, e em Petrolina, Pernambuco. A capacitação foi organizada pela coordenação do Núcleo Sertão do São Francisco e contou com o apoio técnico do engenheiro agrônomo Francisco Ramos, Aline Nunes, técnica do projeto “elas que alimentam” e do IRPAA.

Esse tipo de formação é essencial para o bom funcionamento do SPG, pois fortalece a atuação da Comissão de Verificação, que tem a responsabilidade de acompanhar e avaliar se a produção dos agricultores segue os princípios da agroecologia e da certificação orgânica participativa. Com isso, os grupos passam a estar mais preparados para organizar e realizar as visitas de olhar externo — uma etapa importante do SPG, que ajuda a garantir a transparência, a confiança e o compromisso entre todos os participantes da rede.

A atividade contou com o apoio do projeto “Elas que Alimentam” que foi aprovado no edital “Mulheres que Alimentam 02/2024”, realizado pela Rede de Agroecologia Povos da Mata e financiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
Deixe uma resposta