Entrega de certificados fortalece a certificação orgânica na Chapada Diamantina

A coordenação do Núcleo Raízes do Sertão participou da cerimônia de entrega de certificados realizada na Chapada Diamantina. O evento aconteceu no dia 4 de outubro de 2025, no município de Palmeiras, Bahia, e contemplou certificados referentes ao escopo da produção primária vegetal.

Foram certificadas 34 unidades produtivas familiares (UPFs), com 85 CPF’s vinculados. Os agricultores e agricultoras certificados pertencem aos pré-núcleos Morada do Sol e Sementes Nativas.

No pré-núcleo Morada do Sol, receberam a certificação agricultores(as) dos grupos União Faz a Força, Sementes do Amanhã, União, Sementes do Sertão e Raízes do Quilombo. No pré-núcleo Sementes Nativas, os grupos certificados são Sertão Simples, Vale que Planta, Planta que Vale, Cruz Nativa e Frutos da Terra. As unidades produtivas familiares desses pré-núcleos estão localizadas nos municípios de Palmeiras e Mucugê.

O processo de certificação foi realizado pelo OPAC – Povos da Mata, por meio do Núcleo Raízes do Sertão, em parceria com a Associação Murundu, por meio do Projeto Siriri.

Em breve, está prevista a certificação orgânica da agroindústria de polpa de frutas, que corresponde ao escopo de processamento de produtos de origem vegetal. Essa iniciativa, organizada e gerida pela Associação Murundu, permitirá que os agricultores e agricultoras certificados utilizem a base produtiva para viabilizar a comercialização dos produtos processados.

Parabenizamos os agricultores e agricultoras, bem como todos os parceiros envolvidos, pelo empenho e dedicação durante todo o processo. A conquista do certificado de produtor orgânico, dentro do Sistema Participativo de Garantia, representa um momento muito importante na vida desses agricultores, que agora poderão comercializar seus produtos certificados como orgânicos no território, fortalecendo a economia local e promovendo a sustentabilidade.

Deixe uma resposta