Associação Povos da Mata executa projeto de capacitação em certificação orgânica participativa com público do Pró Semiárido Baiano

Associação Povos da Mata executa projeto de capacitação em certificação orgânica participativa com público do Pró Semiárido Baiano

O Projeto Reaplicação e Fortalecimento do Sistema Participativo de Garantia da Rede de Agroecologia Povos da Mata visa fomentar a agricultura familiar e povos tradicionais, organizando-os como membros do Sistema Participativo de Garantia (SPG) – Rede de Agroecologia Povos da Mata, para que esses sejam estimulados a ser os protagonistas da conservação ambiental, da segurança e soberania alimentar através da produção agroecológica e do desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades, tendo os agricultores homens, mulheres e jovens como atores principais desse processo.

Seu objetivo principal é preparar e organizar agricultores e agricultoras do semiárido para certificação orgânica em Sistema Participativo de Garantia de acordo com a lei de Produtos Orgânicos (Lei n. 10831 de 23/12/2003) e inclusão na Rede Povos da Mata. Pretendendo desta forma capacitar agricultores, agricultoras e técnicos por meio de Módulos no processo de certificação orgânica participativa; realizando acompanhamento técnico do processo de certificação participativa e comercialização, por meio dos circuitos curtos e longos da Rede Povos da Mata; e disponibilizando acompanhamento técnico da produção e boas práticas agrícolas com base na Agroecologia.

O processo metodológico de execução do trabalho está dividido em capacitação e formação, elas estão distribuídas em módulos para facilitar a compreensão dos participantes que estão tendo a oportunidade de vivenciar a prática com a teoria no período de alternância entre um módulo e outro, sendo distribuídos da seguinte forma.

MÓDULO I: Apresentação geral do Processo de Certificação para técnicos e agricultores representantes das cooperativas, associações e empreendimentos;

MÓDULO II: Reunião de levantamento de dados e capacitação continuada nos locais das regiões que participaram do Módulo I;

MÓDULO III: Capacitação para iniciar o trabalho de formação dos grupos e do Núcleo para a Certificação Participativa;

MÓDULO IV: Formalização do Núcleo, inserção na Rede Povos da Mata e acompanhamento do núcleo;

MÓDULO V: Capacitação em Processamento e Certificação de Agroindústria e Circuitos Curtos e Interestaduais de comercialização.

Dos módulos aqui apresentados, cabe destacar a realização exitosa dos 3 primeiros, o que enfatiza os preparativos para a realização dos módulos seguintes, previstos para finalização nos próximos meses entre abril e junho do ano presente.

O projeto está atendendo cerca de 80 beneficiários direto e indiretamente que vem participando gradativamente das atividades realizadas, esses participantes estão distribuídos nas regiões de Juazeiro e Jacobina que atende aos municípios de Jacobina, Capim Grosso, Quixabeira, Serrolândia, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Várzea Nova, Caém, Saúde, Mirangaba, Ourolândia, Umburanas, Pilão Arcado, C. Alegre de Lourdes, Remanso, Santo Sé, Casa Nova, Sobradinho, juazeiro, Curuça, Uauá.

O cumprimento do Projeto acontece principalmente com a participação das entidades parceiras: APPJ – Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba, ARESOL – Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda, CACTUS – Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares, COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, COOPESER – Cooperativa de Consultoria Pesquisa e Serviços de apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável, IDESA – Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido, IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, SASOP – Serviço de Assessoria a Organizações Populares, SAJUC – Serviço de Assistência Socioambiental no campo e na cidade, vinculadas ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF’s de Jacobina e Juazeiro que vem contribuindo significativamente com a mobilização dos beneficiários, bem como a execução do projeto.

O Projeto recebe apoio financeiro da parceria estabelecida entre o FIDA, Companhia de Abastecimento Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e tem como entidade executora a Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa.

Serviço: Projeto Reaplicação e Fortalecimento do Sistema Participativo de Garantia da Rede de Agroecologia Povos da Mata. Territórios da região de Jacobina e Juazeiro – Semiárido baiano

Maiores informações: [email protected] Texto: Seonária Costa Santana – Coordenadora Pedagógica