20160507_154831

O QUE É A REDE POVOS DA MATA?

A Rede de Agroecologia Povos da Mata é uma articulação dos agricultores assentados da reforma agrária, produtores da agricultura familiar, de comunidades indígenas e quilombolas, assim como de agricultores em perspectiva geral. Através da Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (OPAC), certifica a produção agrícola e agroindustrial orgânica dos produtos de seus associados. Distribui seus produtos através das Estações Orgânicas e de Feiras Agroecológicas.

ONDE A REDE ATUA?

A Rede Povos da Mata é organizada em núcleos e grupos em localidades do Sul da Bahia. Ela é organizada nos núcleos: Ibirapitanga, Serra Grande, Ilhéus / Itabuna e Arataca. Totalizam 22 comunidades, e aproximadamente, 700 famílias de agricultores.

QUEM PODE PARTICIPAR DA REDE?

Agricultores em geral, produtores da agricultura familiar, de comunidades indígenas e quilombolas, desde que aprovados pela Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (OPAC), que certifica a produção agrícola e agroindustrial orgânica dos produtos produzidos pela Rede. As solicitações de adesão serão analisadas pela diretoria da Rede, e para obter a certificação, o agricultor compromete-se com a produção de agricultura orgânica em conformidade com a legislação vigente e normas da Rede de Agroecologia Povos da Mata.

O QUE GARANTE A PROCEDÊNCIA DOS PRODUTOS?

Quem garante a procedência dos alimentos são todos os participantes que estão envolvidos no processo de controle social, a certificação participativa: técnicos, agricultores e consumidores co-produtores.

São realizadas visita mensais nas propriedades, com objetivo de Certificar e se forma pedagógica melhorar todo o processo. A rede não certifica só o produto e sim os processos que envolvem as dimensões ambientais, sociais e toda parte diretamente ligada a produção de alimentos e suas boas práticas conforme legislação vigente.

O QUE É A OPAC?

A Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (OPAC) é quem regula e certifica a produção agrícola e agroindustrial orgânica dos produtos produzidos pela Rede. Criada e administrada pelos agricultores membros associados, também coordena os procedimentos de avaliação da conformidade; regular o funcionamento do sistema no cumprimento das normas de produção e comercialização dos produtos agrícolas e agro industrializados e funcionar como uma agência certificadora sob o controle social.

EU TENHO ALGUNS PRODUTOS PLANTADOS NO MEU SÍTIO, POSSO ENTRAR NA REDE?

Caso queira entregar algum produto, terá que entrar em um grupo de agricultores mais próximo da sua região, passar pelo período de transição ou conversão que poderá levar de 6 meses até 2 anos dependendo da realidade de cada um.
Descubra qual grupo está mais próximo para poder se integrar. Os agricultores irão agendar a visita na sua propriedade e explicar o funcionamento e te passarão os documentos.
O fornecedor (família agricultora ou produtora de processados) terá que realizar cadastro, plano de manejo da área e contrato de adesão onde se responsabiliza e pelos procedimentos da rede povos da mata, que é a certificação participativa.
Aí receberá uma visita do comitê de verificação que emitirá um laudo se pode ser orgânico ou não. E anualmente uma auditoria do ministério da agricultura.

O QUE É A ESTAÇÃO ORGÂNICA?

A Estação Orgânica é um entreposto que compõe o Circuito de Circulação e Comercialização de Produtos Agroecológicos na distribuição do que é produzido pelos associados da Rede Povos da Mata.

– Estação Orgânica Itacaré – Serra Grande
– Estação Orgânica Grapiúna Itabuna – Ilhéus.

SOU CONSUMIDOR. COMO POSSO PARTICIPAR DA REDE?

De 04 maneiras, e você pode usar todas elas!

1. Interações online na fanpage da Rede no Facebook e no grupo de WhatsApp, compartilhando e recebendo as novidades de produtos e ações;
2. Cooperar com a produção e certificação orgânica, agendando visitas as produções agrícolas acompanhado o trato dos alimentos;
3. Consumir e divulgar os produtos orgânicos da Rede;
4. Na logística do transporte e organização de cestas. O transporte dos alimentos da Rede conta com o voluntariado de seus participante.

ONDE ACONTECEM AS FEIRAS AGROECOLÓGICAS?

Serra Grande: quintas-feiras, a partir das 8h. Em frente à Casa das Flores.
Algodões: quartas-feiras, a partir das 8h.